Guia de Sobrevivência 2011

UNI... O QUÊ?
É, agora que vocês são oficialmente estudantes da UNIFESP, escutarão muito essa pergunta, pois nossa universidade é o resultado da expansão da Escola Paulista de Medicina (EPM).
Essa expansão é um processo que já inclui também os campi de Guarulhos, Diadema, São José dos Campos e o de São Paulo, além de um campus em Osasco que ainda não começou suas atividades.
            Apesar de estar instalada na Baixada há pouco mais de cinco anos, muitos ainda não conhecem o impacto que a universidade pública pode trazer para a cidade.
Os novos campi apresentam problemas claros de infra-estrutura, que estão melhorando a cada ano. A participação dos alunos, exigindo seus direitos é uma coisa fundamental. Foram muitas conquistas, e por mais que tenham certos obstáculos, é muito legal ver a nossa faculdade crescer junto com a gente.
EIXOS E MÓDULOS?
Na Unifesp da Baixada, algumas nomenclaturas são adotadas de forma diferente de outras universidades. Temos os quatro Eixos (Trabalho em Saúde, Inserção Social, Específico e Biológico) nos quais estão inseridos os módulos, (em outros lugares conhecidos como “disciplinas”), nos quais estudamos várias matérias que se complementam, ao mesmo tempo. Por exemplo, em MAC (Módulo do Átomo à Célula), para quem faz os cursos do período integral, vocês entrarão no complexo mundo da bioquímica, biologia celular... e por aí vai!
O Eixo Trabalho em Saúde  é basicamente o que faz dizerem por aí que nosso curso é “inovador”: é um espaço para termos contatos na teoria e na prática com as dificuldades que o sistema de saúde enfrenta.
Algo muito interessante é que, tirando o Eixo Específico, você terá todas as outras aulas com pessoas das outras turmas. Educa, T.O, Psico, Fisio, Nutri e Serviço Social, todo mundo junto***! Isso é uma proposta da faculdade, para trabalhar de uma maneira que se aprenda a enxergar outros pontos de vista junto com pessoas de outros cursos e, futuramente, com outros profissionais da saúde.
***Quase todo mundo junto.
O curso de Serviço Social é o único com horários diferentes. A primeira turma começou no ano de 2009. Algumas atividades são integradas, como as atividade de campo em TS. Serviço Social possui 4 eixos: Fundamentos da Vida Social; Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira; Fundamentos do Trabalho Profissional e  Serviço Social e Saúde.

Projetos: não é só da graduação que se vive o estudante!
Muitas coisas acontecem na UNIFESP e nem todos ficam sabendo. Assim, colocamos algumas coisinhas para vocês saberem que existe e quem estiver interessado poder saber pelo menos para qual direção correr atrás, se informando com os professores e alunos envolvidos. Esses projetos são de fundamental importância, já que neles estudantes aprendem novas realidades e ao mesmo tempo exercitam a função social da universidade de aprender, pesquisar e aplicar conhecimento nas realidades objetivas da sociedade.
- GRUPOS DE ESTUDO: Uma forma de começara se envolver com a área de pesquisa é participar de grupos onde se conversa um determinado tema. Do mesmo modo que ocorre com a pesquisa, os interessados devem procurar o professor que lhe atrai sua forma de pensar e conversar, saber se já tem algo acontecendo ou se estaria interessado em aprofundar determinado assunto.
- INICIAÇÃO CIENTÍFICA: é o primeiro contato que se tem com a pesquisa científica. O conhecimento sobre pesquisa e a constante atualização tornará o profissional apto para tomar as decisões corretas, como escolher o melhor tratamento para um paciente, por exemplo. Além de incentivar a formação de futuros pesquisadores, o contato com a pesquisa proporciona ao graduando conhecimento sobre a metodologia científica e sobre como o conhecimento aprendido em sala de aula e aplicado no laboratório foi gerado.
A pesquisa científica é inseparável de uma boa prática profissional, uma vez que, além de ampliar as possibilidades do saber, intensifica a examinação atenta da realidade social e propõe a transformação social a partir da descoberta de novos conhecimentos socialmente referenciados.
- PROJETOS DE EXTENSÃO: O objetivo dos projetos de extensão é estender o aprendizado em atividades não inseridas na graduação, de forma que profissionais de diferentes áreas trabalhem juntos com único objetivo, no caso da extensão, a comunidade do Trabalho Profissional e Serviço Social e Saúde
Assim, damos à comunidade algo de que dispomos, seja conhecimento, sejam instruções, seja atendimento propriamente dito e aprendemos a administrar, a lidar e conhecer realidades diferentes da nossa: é a chamada via de mão-dupla.
A UNIFESP Baixada Santista já conta com alguns projetos de extensão em duas regiões de Santos, a Zona Noroeste, perto das palafitas, e no Centro de Santos, onde estão os cortiços, com atividades para os jovens.
- LABORATÓRIO DE SENSIBILIDADES: O lápis correndo pelo papel. As mãos sujas de argila. Risos. Muita música que envolve o ambiente, podendo ser ao vivo, ou não. Alguns cantam junto, outros preferem ler os livros doados e disponíveis. Filmes, documentários e oficinas acontecendo. Um lugar onde se pode trocar energia e sentir-se!
Em meio a tantos laboratórios das ciências biológicas, onde estão as peças para estudar a anatomia, e outros com microscópios que nos abrem o mundo das células, há também um Laboratório cuja palavra é:
Experimentar! Deixar-se fluir e fazer muita ARTE!
O Laboratório De Sensibilidades foi inaugurado em 2007 com iniciativa de alunos e professores que querem dar espaço para a criatividade e encontros muito interessantes.
O espaço é de todos!
- CLUBE DOS SABERES: Um espaço de troca, onde as pessoas ligadas à UNIFESP compartilham seu conhecimento de determinado assunto, marcando horário e lugar em um mural que fica na Ponta da Praia. É um momento de integração entre professores, alunos, funcionários e até convidados de fora.
- LITERATURA E CLÍNICA: Espaço de leitura em conjunto sobre trechos de livros, poesias, etc. Acontece uma vez por mês, possibilitando um espaço de sensibilização das relações humanas através da literatura.
- CINEMA E SAÚDE: Acontece também uma vez por mês. Após o filme apresentado na sessão, é aberto um espaço de discussão para a exposição de diferentes olhares sobre o tema. É aberto para todos que quiserem participar.
- UATI – UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A UATI é um projeto da UNIFESP que foi iniciado pelo campus da Vila
Clementino, em São Paulo. Chegou ao nosso campus em 2006 e a proposta é oferecer um curso de 1 ano de duração que possa proporcionar mais qualidade de vida física e mental às pessoas com idade a partir de 50 anos através do conhecimento. Durante o curso são abordados temas como: saúde física e mental, informações sobre saúde ministradas por especialistas, além de tratar de cultura, lazer e integração social.

Informações Importantes
UNIDADE I:
Av. Ana Costa, 95 – Gonzaga
(13) 3221-8058/3878-3700
Depto Ciências da Saúde e Diretoria Acadêmica
UNIDADE II:
Av. Saldanha da Gama, 89 – Ponta da Praia
(13) 35235000
UNIDADE III
Av. Ana Costa, 178 – Gonzaga
(13) 3221-9206/3221-7295 (CECANE)

BIBLIOTECA:
Segunda a Sexta, das 8hs às 22hs.
Os livros (tanto de empréstimo quanto de consulta) devem ser devolvidos até as 21h45.
O atraso na devolução dos livros implica no pagamento de uma multa diária no valor de R$ 1,50 por livro emprestado.
Para fazer a carteirinha da biblioteca, preencha a ficha cadastral e a entregue junto a uma foto 3x4.

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO - SEGRAD

A Secretaria de Graduação tem como objetivo “organizar e manter os arquivos acadêmicos, bem como receber e encaminhar suas diversas demandas”.
Seu horário de atendimento é das 08:00h às 21:30h, possui um Achados e Perdidos, cujos materiais estarão disponíveis até o término do semestre letivo.
Para acessar informações, como histórico escolar on line e conteúdo progrático das unidades curriculares, dentre outras informações, acesse: www.unifesp.br/prograd.
Lembre-se de manter seus dados cadastrais, principalmente email atualizado na SEGRAD e habitue-se a verificar as informações dos murais e do seu email.

Para Solicitar documentos
-    Preencha o formulário e deposite na caixa;
-    Prazo máximo estimado para atendimento: 15 dias;
-    Obrigatória a apresentação de identificação (crachá, RG etc.) para retirada de documentos. Terceiros podem fazê-lo desde que o solicitante tenha informado a secretaria pessoalmente ou pelo seu e-mail de cadastro.
Atestado de Matrícula
-    Limite de 3 (três) emissões por semestre letivo, salvo exceções que deverão ser justificadas e deliberadas pela diretoria;
-    Não são emitidos em períodos de férias;
-    Cópias são autenticadas mediante apresentação do original emitido no semestre letivo corrente.
Histórico Escolar e Conteúdo Programático
-    Disponível para consulta na intranet.unifesp.br (Unifesp > Pró-reitoria de Graduação) ou no site www.unifesp.br/prograd na seção “Portal Discente”.
Requerimentos diversos (justificativa de faltas etc.)
-    Solicitar ao funcionário da secretaria o formulário apropriado e guardar o protocolo para consultas futuras;
-    Os requerimentos dos interessados que, convocados por e-mail, não comparecerem à Segrad para tomarem ciência da deliberação durante o semestre letivo a que se referem, serão arquivados compulsoriamente, não cabendo qualquer recurso;
-    Havendo dúvidas, consultar as Normais Internas do Campus que se encontram afixadas próximo à entrada do prédio.

HORÁRIO DA SALA DE ESTUDOS:
Segunda a Sexta, das 8h às 21:45h.

Horário das salas de informática
Segunda a Sexta, das 8h às 21h45 na Ponta da Praia e das 8h às 19h na Ana Costa.

NAE – NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE:
O NAE contribui “para a implementação de uma política de assistência aos estudantes, voltada para o acolhimento e para as ações que favoreçam a permanência dos mesmos na vida acadêmica, assim como a conclusão no curso escolhido, tendo em vista uma formação humana e profissional em condições de compreender e atuar numa sociedade em constante transformação”.
É coordenado pela Profª Dra. Isabel Céspedes e conta com a equipe composta pelo psicólogo Alexandro Silva, a assistente social Eliana de Almeida Soares, a enfermeira Karla Helene Marques de Lima e a pedagoga Yara Paula.


·         Profa. Dra Isabel Cristina Céspedes (Coordenadora) - e-mail: isabel.cespedes@unifesp.br
·         Alexandro da Silva (Psicólogo) - e-mail: alexandro.silva@unifesp.br
o    Contato: (13) 3878-3775 begin_of_the_skype_highlighting              (13) 3878-3775      end_of_the_skype_highlighting
·         Eliana Almeida Soares (Assistente Social) - e-mail: eliana.soares@unifesp.br
o    Contato: (13) 3878-3776 begin_of_the_skype_highlighting              (13) 3878-3776      end_of_the_skype_highlighting
·         Karla Helene Marques de Lima (Enfermeira) - e-mail: karla.helene@unifesp.br
o    Contato: (13) 3878-3777 begin_of_the_skype_highlighting              (13) 3878-3777      end_of_the_skype_highlighting
·         Yara de Paula (Pedagoga) - e-mail: yara.paula@unifesp.br
o    Contato: (13) 3878-3737 begin_of_the_skype_highlighting              (13) 3878-3737      end_of_the_skype_highlighting





SOBRE SANTOS


Restaurantes:
Vida de estudante é apertada! Sabendo disso,listamos alguns lugares bons e acessíveis para todos os gostos e bolsos!

RESTAURANTE VEGETARIANO CAPIM LIMAO
R. Presidente Prudente de Moraes, 63 - Vila Mathias

CASA DE MASSAS MILÃO
R Julio Conceicao, 271 – Vila Mathias
PERTO DA PRAIA
Av. Rei Alberto 1, 280 - Ponta da Praia
RESTAURANTE BANCÁRIO
Av. Dos Bancários, 56 – Ponta da Praia
EMPÓRIO MARIA LUIZA
Av. General San Martin, 188 – Ponta da Praia
RESTAURANTE ESTRELA DE OURO
Av. Rei Alberto I, 372 - Ponta da Praia
Não funciona segunda feira
EMPÓRIO NOVA ERA
Rua Dr Cunha Moreira, 211
Santos, 11050-241 - Encruzilhada

 
Moradia:
Para você, calouro, que acabou de descobrir que aqui não tem Moradia Estudantil, fizemos  uma lista de locais para morar ou procurar apartamento.
 Utilize também os jornais e/ou o site da Tribuna Imóveis http://atribunadigital.globo.com/classificadosweb/?opr=87
Ou entre em contato com a Assistente Social do NAE, pois ela guarda um cadastro de repúblicas que dispõem de lugares temporários ou definitivos: eliana.soares@unifesp.br

- Temporários:

ASSOCIAÇÃO MARIA IMACULADA
Av. Conselheiro Nébias, 668 - Boqueirão
Telefone : (13) 3234-7339
Pensionato para Meninas.

HOTEL GRUTA DE CAPRI
R. Oswaldo Cocrane, 23
Telefone 32364480 / 91146227
Falar com João

Imobiliárias:

ALDO IMÓVEIS
Av. Doutor Epitácio Pessoa, 216.
Telefone: 3227-4318 / 3019-2450
EXPOENTE IMÓVEIS:
R. Doutor Tolentino Figueiras, 65.
Telefones: 3284-6161 / 3284-3444

F. FERNANDES IMÓVEIS
Av. Siqueira Campos, 429, cj. 11.
Telefones: 3227-9911/ 3227-8677

ÁGIL IMÓVEIS:
Av. Almirante Cochrane, 193.
Telefone: 3227-7057/ 3227-5786

ISAÍAS NOVAES IMÓVEIS:
Av. Bancários, 57.
Telefone.: 3271-6127

MAIS IMÓVEIS:
Av. Siqueira Campos, 608.
Telefones: 3284-5655/ 3284-5159
ÔNIX LOCAÇÃO,
ADMINISTRAÇÃO E VENDAS
R. Oswaldo Cochrane, 178.
Telefone: 3272-1000

RENO IMÓVEIS:
Av. Bancários, 37.
Telefone: 3227-0614/ 3236-6490

ROMAR EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS:
R. Minas Gerais, 11.
Telefone: 3222-5563

SÉCULO XXI
Av. Conselheiro Nébias, 797 – S. Loja 02 – Boqueirão – CEP 11045-003 Santos – Tel. 3324-6070
Rua Onze de Junho, 202 – Praia do Itararé – CEP 11320-160 São Vicente – Tel.3468-6868

VERINE IMÓVEIS:
Av. Almirante Cochrane, 194, cj. 53.
Telefone: 3227- 8220


Transporte Coletivo:
- Rodoviário

RODOVIÁRIA DE SANTOS
End.: Praça dos Andradas, 45. CENTRO
Telefones: 3219.2194 / 3219.1226 /
3219.3665 / 3219.1191

ANDORINHA 3219-6724 / 3219-2763
Para Campo Grande e Presidente Prudente

BREDA 3219-8447 / 0800-194514
Para Itanhaém e Peruíbe

BREDA SOROCABA 3216-1626
Para Sorocaba

CATARINENSE 3219-9140
Para Curitiba e Florianópolis

CIDADE AZUL 3219-2752 / 0800-135030
Para Limeira e Rio Claro

COMETA 3219-1352/3219-2004 /
3219-1585
Para Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora,
Ribeirão Preto e São José do Rio Preto
Para ABC, Osasco, Aparecida do Norte, Mogi
das Cruzes, São José dos Campos, Ribeirão
Pires, Suzano e São Paulo
EXPRESSO DE PRATA 3219-5313 / 3219-
2201
Para Marília

EXPRESSO LUXO 3219-6822 / 3219-7079
Para São Paulo

INTERSUL 3219-7639
Para Cananéia, Eldorado, Iguape, Peruíbe e Registro

LITORÂNEA 3219-3649 / 3232-2009
Para Caraguatatuba
PIRACICABANA 3219-8447 / 0800-194514
Para Piracicaba

RÁPIDO SERRANO 3219-6591
Para Santos/Águas de Lindóia

SÃO JOÃO 3219-5736
Para Jundiaí

TRANSLITORAL 3219-5313 / 3219-2201
Para Bertioga

ULTRA S.A 3219-7931 / 3219-1395
Para São Paulo


-Circulares
29*: Segue pela praia, desde o Ferry Boat, até a Av. Ana Costa. Entra nela e vai até o Terminal, no Centro. De lá, segue até a Av. Afonso Pena, um breve trecho da Pedro Lessa, praça Rebouças e então volta ao Ferry Boat.
42*: Essencialmente o 29, mas fazendo o caminho de volta. Ana Costa, praia, e então até o Ferry Boat. Dali, vai até a Praça Rebouças, Av. Afonso Pena e de volta para o Terminal.
154: Segue a Av. Ana Costa até a praia, em seguida entra na Av. Conselheiro Nébias, indo até o Centro (Terminal). De lá, segue para a Zona Noroeste (Rádio Clube).
155: Segue a Av. Conselheiro Nébias até a praia, em seguida entrando na Av. Ana Costa e indo até o Centro (Terminal). De lá, também segue para a Zona Noroeste (Rádio Clube).
04: Ida: do Ferry Boat, segue pela praia até a R. João Salermo (esquina da quadra onde se situa o campus da Ponta da Praia), segue a Av. Rei Alberto,  depois Epitácio Pessoa até virar no Canal 6, sentido praia. De lá, segue pela praia até entrar na Av. Conselheiro Nébias e até a praça Mauá, no Centro.
Volta: começando da Praça Mauá (Centro), segue pela Av. Conselheiro Nébias até entrar na Av. Epitácio Pessoa (paralela à praia), entrando na Av. Rei Alberto e terminando no Ferry Boat.
139: Segue a Av. Ana Costa até a praia, para então segui-la até entrar na rua Alexandre Martins (onde fica o shopping Praiamar). De lá, continua seguindo até o Centro (rua João Pessoa), Zona Noroeste (Jd. Castelo) e depois volta para  a Ana Costa.
193: Trajeto inverso do 139. Passando pelo shopping Praiamar (pela Rua Guaiaó), pega o canal 5 até a praia, para entrar na Av. Ana Costa e seguir até a Zona Noroeste (Jd. Castelo), então voltando pelo Centro, porto e Pedro Lessa até a R. Guaiaó (shopping Praiamar).
194: Começa na Zona Noroeste (Rádio Clube), segue pelo Canal 2 inteiro até a praia, para ir até o Ferry Boat, depois Av. Pedro Lessa, Centro e de volta para o Rádio Clube. Passa no Terminal durante o trajeto de ida e volta, tome cuidado pra não pegar no momento errado se você estiver lá; pergunte ao motorista aonde ele está indo no momento.
191: Oposto ao 194. Do Rádio Clube, segue pelo Centro até o Ferry Boat, para então entrar no Canal 2 e voltar à Zona Noroeste.
25: Segue pela praia, do Ferry Boat até a divisa com São Vicente, de lá volta, entra no Canal 1, segue até o Centro e volta para o Ferry Boat.
23: Do Centro (praça Mauá), segue pelo Canal 1 até a praia e vai até o Ferry Boat, de onde volta para o Centro.
19: Do Centro (praça José Bonifácio), segue pela Av. Conselheiro Nébias, entra na Av. Rodrigues Alves e segue até o Ferry Boat. De lá, segue a praia até entrar no Canal 1 e voltar para o Centro.

Consulte-o quando quiser saber outros itinerários e informações sobre ônibus!

*O trajeto Ponta da Praia/ Ana Costa e Ana Costa/ Ponta da Praia será realizado, dependendo do seu curso e do seu termo, alguns dias da semana, pois alguns laboratórios estão localizados apenas na Unidade I. Essa situação permanecerá até nosso prédio definitivo ficar pronto.

Bancos
É, calouro, agora você já é um universitário bem grandinho e ta na hora de começar a cuidar do seu dinheirinho!

BANCO DO BRASIL
Av. Ana Costa, 486 - Gonzaga
Av. Almirante Saldanha da Gama, 186 - Ponta da Praia

BANCO ITAU
R. Carvalho De Mendonça, 240 – Vila Belmiro
Av. Ana Costa, 485 – Gonzaga

HSBC BANK BRASIL S/A
Av. Alm. Saldanha da Gama, 35 - Ponta Da Praia
Praça República, 39 – Centro

UNIBANCO
R. Alexandre Martins, 80 - Aparecida
Praça República, 60 – Centro

SANTANDER
Av. Ana Costa, 414 - Gonzaga
Av. Afonso Pena, 642 - Ponta da Praia


Emergências
Faculdade é um ambiente para novas experiências, mas caso alguma dê errado:

HOSPITAL GUILHERME ALVARO
R. Doutor Oswaldo Cruz, 197 - Boqueirão
Telefone : (13) 3202-1300
SANTA CASA
Av. Pinheiro Machado, 777 - Campo Grande
Telefone : (13) 3237-0700
HOSPITAL ANA COSTA
R. Pedro Américo, 60 - Santos - São Paulo, 11075-400
HOSPITAL CONSELHEIRO NÉBIAS
Avenida Conselheiro Nebias, 401, CEP: 11045001

PRONTO ATENDIMENTO UNIMED SANTOS
Av Conselheiro Nébias 748 - Boqueirão - Santos, SP


Cultura e Lazer
Porque todos nós merecemos um pouco de descanso! Colocamos outras opções para quem não quer sujar os pézinhos de areia (achamos desnecessário falar da praia):

CENTRO DOS ESTUDANTES DE SANTOS
Acontece na sede cineclube todas as semanas,
festas, cursos. É o espaço dos estudantes.
Av. Ana Costa, 308

CENTRO DE CULTURA PATRÍCIA GALVÃO
Reúne diversos setores como, por exemplo, o
Teatro Municipal Brás Cubas e o MISS – Museu
da Imagem e do Som de Santos.
Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.

SESC
R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida.

SHOPPING PARQUE BALNEÁRIO
Av. Ana Costa, 549 – Gonzaga

SHOPPING MIRAMAR
Av. Marechal Floriano Peixoto, 44 - Gonzaga

SHOPPING PRAIAMAR
R. Alexandre Martins, 80 – Aparecida

CINEARTE POSTO 4
Av. Vicente de Carvalho, s/n, ao lado do
Canal 3.
http://cinearteposto4.com.br
CINEMARK BRASIL (dentro do Shopping
Praiamar)
R. Alexandre Martins, 80 - Aparecida
http://www.cinemark.com.br
EMPRESA CINE ROXY
Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga
http://www.cineroxy.com.br
ESPAÇO UNIBANCO (dentro do Shopping
Miramar)
Av. Marechal Floriano Peixoto, 44 - Gonzaga
Telefone: (13)3284-4044

Bar C4
Av. Siqueira Campos, próximo à praia.

D’Boa (açaí, temaki)
R. Conselheiro La Fayette - ou Lafaiete - num. 68
MOBY
Av. da Praia entre o Canal 3 e a Conselheiro Nébias.

2.




A universidade é construída também pelos estudantes:
Centro Acadêmico Unificado:
O CAU tem o papel de fortalecer as discussões sobre tripé ensino-pesquisa- extensão, o projeto do REUNI, fundações privadas, saúde dos estudantes e outros assuntos; melhorar o canal de informações direção- estudantes, etc. para construirmos juntos a nossa Universidade.
Também temos hoje estudantes que compõem a diretoria do Centro dos Estudantes de Santos, entidade que reúne os universitários da Baixada Santista. Temos como perspectiva fortalecer essa relação.
É um espaço de encontro, tanto para formação política como para lazer, como festas, cineclube.
É muito importante esse envolvimento político, tendo consciência do espaço que ocupamos, entender por que a Universidade é o que é hoje e por que estamos aqui, o que queremos pra ela e pra esse mundo que temos pela frente.
Um pouco de história:

No segundo semestre de 2010, em meio a tantos problemas que se arrastavam desde 2006, resolvemos gritar em uníssono: CHEGA!
Os estudantes se organizaram, fizeram assembléias, discussões, até ser decidido coletivamente pela paralisação. Nunca havíamos conseguido reunir tantos estudantes em prol da melhoria da infra-estrutura do nosso e dos outros campi. Chegamos a mês de greve com apoio e participação tanto dos técnicos quanto dos docentes. Conseguimos algumas coisas, mas muito ainda precisa ser feito. E a luta continua!
Para saber mais:
http://greveunifespbs.wordpress.com

ATLÉTICA
A Associação Atlética Unificada IV de Junho promove treinos e participação em eventos esportivos, tais como o Interpsico, JUEF, JUFISIO e Internutri. Além disso, organiza festas direcionadas à comunidade acadêmica periodicamente, tendo como objetivos a promoção da qualidade de vida e do lazer dos estudantes.
REPICAPAU

A bateria começou com a primeira turma, com um tamborim, uma caixa, um repenique e por último, um surdo. Sim, foram poucos instrumentos, principalmente porque foram doados.
Em 2008 começou a ter ensaios semanais na União Imperial, escola de samba de Santos, organizando também churrascos famosos que permitiram arrecadar uma grana. No final de 2009 com a chegada de novos instrumentos a Bateria Repicapau esta se organizando para reiniciar as atividades e recrutando gente animada para participar!

CORAL
O coral é um projeto da Universidade aberto para alunos, funcionários e aberto também para toda a população de Santos.
Apesar de novo, já ocorreram algumas apresentações, dentro e fora da Universidade.
Para os interessados, vale a pena conferir!


COUNUT
A Comissão Organizadora Universitária da Nutrição- Unifesp BS foi criada em 2010 pelo incentivo estudantil da Turma 4 com a colaboração da Turma 3 do curso de Nutrição, constituída apenas por alunos do curso. Foi formada sem qualquer fim lucrativo, apenas buscando novas formas de aprendizado e relacionamento inter-profissional  entre os jovens graduandos.
Em outubro de 2010, a comissão organizou e realizou a I Semana da Nutrição, com palestras, oficina e filme. Os temas são atuais, de interesse de todos os profissionais da saúde e dizem respeito à realidade profissional, complementando a graduação.
A participação no evento é aberta a todos os cursos (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social).
Email: counut.unifesp@gmail.com


Dicas
Pois é, bixarada pra quem não mora na Baixada, aqui estão algumas dicas importantes para sobreviver na nova cidade que você vai morar nos próximos anos:

ECONOMIZANDO
  1. Transporte
Para ajudar a conter os gastos, as carteirinhas de ônibus são super importantes.
No circular você paga metade do preço da passagem nos ônibus de Santos e na rodoviária depende de cada cidade. Esses documentos demoram um pouco para sair, então é melhor providenciar rápido para não gastar dinheiro a mais.

Carteirinha Circular:
Documentos necessários: Xerox do RG ou
Certidão de Nascimento; Xerox do comprovante de residência (em nome do aluno ou responsável, até 6 meses), atestado de matrícula da universidade (até 6 meses).
Locais e horários de atendimento:
- Terminal Rodoviário de Santos
Praça dos Andradas, 45 – Centro
Segunda a Sábado das 7h às 19h
- Todos os shoppings (ver Informações importantes sobre Santos)
Carterinha rodoviária:
Deve ser feita na rodoviária de sua cidade.
Documentos necessários: comprovante de residência da sua cidade, xerox do RG e CPF autenticado, atestado de matricula e foto 3x4

Como a cidade é dotada de uma ciclovia, outra maneira de economizar e ainda praticar uma atividade física, é ir para a faculdade de Bike. Pra quem puder trazer a bicicleta de sua cidade, traga. Mas não se esqueça de um bom cadeado. Fique atento para quando chover, caso a sua bicicleta não tenha paralamas, sua roupa pode ficar suja nas costas.  Existem bicicletarias que vendem bicicletas usadas que também são em conta.
 Além disso,temos um ônibus fretado que nos transporta da Ponta da Praia até a Ana Costa e da Ana Costa até a Ponta da praia, que passa na hora do almoço, das 12h às 14h das terças e quartas-feiras.

  1. Almoço
Existem poucos restaurantes baratos e bacanas por perto para almoçar. Como ainda não temos o nosso tão esperado Restaurante Universitário (mais conhecido como “bandejão”), outra opção é trazer a comidinha de casa.
Temos geladeiras nas duas unidades para você levar sua marmita e esquentar seu almoço no microondas.


Outras dicas:
Quem está na chuva... é pra se molhar:
Santos é uma cidade que chove muito. Chove praticamente o ano todo. E quando chove, venta, por todos os lados... Nem sempre um guarda chuva irá lhe salvar das tempestades, mas sempre é bom ter um na bolsa ou na mochila pra suportar as garoas e os temporais. Pra quem agüentar o calorão, uma boa capa de chuva pode mantê-lo seco pelo menos pra assistir as aulas.
Não vai vacilar achando que seu tênis é pau pra toda obra! Ele vai ficar encharcado e se você não possuir mais de cinco, ele não vai secar de um dia pro outro. Aqui faz calor, mas ainda não é o deserto do Saara. A melhor dica é você comprar um chinelo, um sapato que seque rápido.
Usar calça jeans, por exemplo, também é algo complicado. Você vai morar na praia, e vai aprender que só dá pra usar calça no inverno. Caso você dê o azar de pegar um temporal se deslocando da Ana Costa pra Ponta da Praia, você vai assistir a aula todo molhado.

No calor:
Aproveite para usar roupas leves como shorts, bermudas, saias, vestidos que são mais confortáveis para conseguir sobreviver ao calor.
Use filtro solar, e use repelente, para se proteger dos mosquitos, principalmente o da dengue.


Faça amizade com os veteranos. A maioria é muito legal e pode lhe ajudar e orientar quando precisar.

Para saber mais:
Curiosinhos de plantão, acessem:
WWW.GOOGLE.COM.BR, digite Santos e boa sorte!

SENTIU-SE OFENDIDO COM O TROTE? Escreva seu depoimento e envie para: daunifespbs@gmail.com

Ficha técnica:
A elaboração deste guia contou com a participação de estudantes livres, do Centro Acadêmico e da Atlética, além da colaboração de docentes, técnicos e do Núcleo de Apoio aos Estudantes.